Somos bombardeados por conteúdos todos os dias desde a hora que acordamos até a hora em que vamos dormir, então aqui vai uma lista de livros de romance ótimos e leves para fugir por uns 10 minutos (ou duas horas, depende do livro rs) do nosso dia e a mente respirar.
1- Estilhaça-me (Saga)
Estilhaça-me é o primeiro livro de uma saga de 6 livros da autora Tahereh Mafi. A saga se passa em universo diferente do nosso, em uma sociedade dividida por aqueles que possuem super-poderes únicos e por aqueles que não possuem nenhum super-poder. Sob a perpectiva de Juliette Ferrars, uma adolescente de 17 anos com um poder mortal, entendemos como uma ditadura afeta a sociedade como um todo; Além de que o livro, apesar de ser ficcional, aborda temas importantes, como política, relações (familiares/amorosas) e abuso de poder.
2- Os Dois Morrem no Final
Escrito pelo autor Adam Silvera, “Os Dois Morrem no Final” é o clássico livro que já vem acompanhado do spoiler no título. Um livro de leitura muito fluída - que você até esquece que está lendo - e no final, percebe quão únicos e frágeis são os momentos com quem amamos. Nele, acompanhamos Matteo e Rufus enfrentando a morte, juntos. A história é muito bem construída, os personagens são tão desenvolvidos, cada um em sua simplicidade e compondo a vida um do outro, fazendo com que você cria a esperança de que o enredo mude.
3- Arlindo
“Arlindo”, produzido por Ilustralu, é uma HQ brasileira que nos conta a história de Arlindo: um adolescente gay no seu momento de descoberta e aceitação consigo mesmo e com a família. No livro, vemos uma vida tipíca brasileira do Rio Grande do Norte, com um grupo de amigos adolescentes descobrindo o mundo e a si mesmo (é uma leitura tão levinha que você acaba em um dia rs).
4- Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
“Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, escrito por Taylor Jenkins Reid, nos conta a história de Evelyn Hugo - um astro do cinema dos anos 50 - sob a visão da jornalista Monique, escolhida a dedo por Evelyn para escrever sua biografia. Na narrativa conhecemos a vida simples e nada famosa de Evelyn, passando por todos os estágios e casamentos - que não foram poucos kkkk - de sua vida.
É uma história impactante, forte e com muitos assuntos importantes como a luta LGBTQIAPN+, abuso e como ela teve que se vender para se tornar o que se tornou.
5- O Tatuador de Auschwitz
E por fim, mas não menos importante, escrito por Heather Morris, “O Tatuador de Auschwitz” nos contam a história de Lale, um judeu preso que se tornou o tatuador do campo de concentração. Baseada em fatos reais, a história é contada pelo próprio Lale em muitos encontros coma própria escritora para trazer ao mundo uma história forte, importante e linda - mostrando que apesar da tristeza e que a todo momento parecia que você seria morto, o amor pode florescer. Lale e Gita, pessoas reais que sobreviveram a guerra, criaram família e morreram por consequência da idade. Um livro que simboliza que a luta vale a pena e o amor também - e, modéstia parte, é meu livro favorito da vida rs.
With love, Mari💞